Alunos da EPE participam nas Jornadas Europeias do Património e do Turismo

No dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, uma conferência denominada “Arqueogastronomia”. Esta iniciativa inseriu-se no programa municipal das Jornadas Europeias do Património e do Turismo e faz parte do projeto ESGASTRONOMIA, que visa o levantamento documentado do receituário tradicional de Esposende e dos produtos agrícolas e piscícolas, nomeadamente através da inventariação de referências escritas, da obtenção de elementos relativos à história, particularidades, usos e saber-fazer associados.

Na conferência, que contou com a moderação de Sérgio Mano, vereador do Turismo, Carlos Alberto Brochado de Almeida abordou “A alimentação no Noroeste Português entre a Pré-História e a Idade Média” e Manuel Rial Santos apresentou o projeto “Vimianzo, do mar à terra”.

Os alunos dos cursos Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Restauração marcaram presença no evento, tendo assistido com muito interesse às comunicações dos dois oradores.

Este evento demonstrou que a valorização e promoção dos produtos tradicionais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do território e para a preservação e manutenção deste património nacional.

Para os nossos alunos a participação no seminário foi um excelente momento para contactar com técnicos, empresários e outros alunos do setor, bem como para complemento dos conteúdos abordados em contexto de sala de aula.