À descoberta do património de Fão

No dia 21 de fevereiro, a turma CV5 – Curso Vocacional, 9.º ano, partiu para uma aventura à descoberta do Património de Fão. Com o objetivo de conhecer o património local e identificar na região elementos do património natural e património cultural, os alunos fizeram um percurso pela vila. Esta atividade foi realizada no âmbito da disciplina de História/Geografia e contou com a preciosa colaboração do Prof. João Jaques. Começaram por conhecer um pouco da fauna e flora da região, observando algumas espécies, quer animais, quer vegetais, que não conheciam e que não imaginavam que existiam junto do Rio Cávado. Tiveram também a oportunidade de falar um pouco sobre alguns marcos do património cultural de Fão, nomeadamente da Ponte de Fão, que foi inaugurada em 1892, ocasião em que recebeu o nome oficial de Ponte Luís Filipe em homenagem ao então príncipe herdeiro. Esta informação foi uma surpresa para a maioria dos alunos, que não imaginava a antiguidade da ponte e não a conheciam como ponte D. Luís Filipe. Também nesta aventura esteve englobada uma passagem pela área protegida da região, o Parque Natural Litoral Norte. No terreno, o Prof. João Jaques explicou o porquê desta área ser classificada como sendo uma área protegida, sendo que um dos principais objetivos foi, de alguma forma, controlar a influência da atividade humana nesta paisagem. Esta Área Protegida foi criada com o intuito de conservar os seus valores naturais, físicos, estéticos, paisagísticos e culturais, e neste sentido, os alunos foram sensibilizados para a importância da preservação do meio ambiente e do respeito todas as espécies que lá vivem. Os alunos apreciaram muito a visita e agradecem ao Prof. João Jaques toda a disponibilidade e simpatia com que os acompanhou nesta aventura!

{Curso Vocacional_CV5 | Disciplina: História/Geografia | Professora Cristina Azevedo }