Mapeamento das Plantas Invasoras em Fão

No dia 2 de dezembro, os alunos finalistas do curso Técnico de Gestão do Ambiente, acompanhados pelo professor João, efetuaram uma caminhada no pinhal de Ofir, com o objetivo de mapear as plantas invasoras existentes em Fão.
As plantas invasoras são plantas que vieram de outros locais do mundo (exóticas), adaptaram-se muito bem no nosso território, e, hoje em dia, reproduzem-se e dispersam-se pelos seus próprios meios para longe dos locais onde foram introduzidas pelo homem, causando impactes ambientais e económicos negativos.
Esta iniciativa faz parte de um projeto de PAP e segue a metodologia indicada pela plataforma “Invasoras” do projeto de ciência-cidadã “Espécies Invasoras de Portugal”, na qual os alunos devem introduzir os avistamentos.
Foram detetadas diversas espécies, como por exemplo as austrálias, as canas, os penachos e a erva-da-fortuna que são uma séria ameaça à biodiversidade e devem ser controladas.