História

A Escola Profissional de Esposende (EPE) foi criada em 29 de julho de 1993 e é um estabelecimento de ensino de natureza privada, estando sujeito à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação (ME), através da DGEstE | Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSRN.
A EPE – Escola Profissional de Esposende foi criada por Contrato Programa celebrado entre o Ministério da Educação e as entidades promotoras, respetivamente a Câmara Municipal de Esposende e a Eden (Sociedade de Professores), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 70/93. Decorrente da aplicação do Decreto-lei n.º 4/98 (de 8 de janeiro), que veio alterar o regime jurídico de tutela das EP’s, foi constituída a ZENDENSINO – Cooperativa de Ensino e Interesse Público de Responsabilidade Limitada (formada pela Câmara Municipal de Esposende e a Alfacoop), que passou a ser a entidade proprietária da EPE desde setembro de 1999.
Atualmente a ZENDENSINO é a entidade proprietária da EPE – Escola Profissional de Esposende e da EME – Escola de Música de Esposende.
A EPE está localizada não na sede do concelho, mas numa das suas freguesias, tratando-se de uma opção assumidamente vocacionada para a promoção do desenvolvimento integrado e dinamização do concelho.
A Escola Profissional de Esposende ministra, desde a sua fundação, cursos nas áreas da Hotelaria e do Turismo, acrescentando-se depois as áreas da Animação Sociocultural e da Informática, em resposta às necessidades do mercado de trabalho da região. Em 2008, foram criadas as áreas de Eletricidade e de Cuidados e Estética do Cabelo, no ano seguinte surgiu o curso profissional de Técnico de Organização de Eventos e, em 2010, arrancaram dois novos cursos, o de Proteção Civil e o de Técnico de Apoio à Infância. No ano de 2012 surgiram mais dois novos cursos Técnico de Receção e Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade e, em 2013, surgiu mais um novo curso – Técnico de Gestão do Ambiente.
A maioria dos alunos da EPE frequenta os Cursos Profissionais de Nível 4, mas a Escola disponibiliza outras ofertas formativas.
Em 2005, iniciaram os Cursos de Educação e Formação, nomeadamente, cursos de nível 2, que conferem o certificado do 9.º ano de escolaridade e um diploma de qualificação profissional – Empregado/a de Restaurante/Bar, Cozinheiro/a e Operador de Informática. Também ao nível da oferta formativa para o Ensino Básico surgiram em 2013 os Cursos Vocacionais.
No âmbito da formação pós-secundária não superior, a EPE abriu, em 2002, Cursos de Especialização Tecnológica (CET), os quais conferem diplomas de especialização tecnológica e qualificação profissional de nível 5.
De 2009 a 2014, a EPE apostou na Educação e Formação de Adultos, tendo cursos EFA de nível secundário e básico e formação de curta duração (UFCD`s).
Desde 2003 que a EPE é certificada como Escola Inovadora da Rede Europeia – European Network of Innovative Schools, no âmbito da European Schoonet (Projecto ENIS) e em 2010 recebeu o Galardão Eco-Escola, renovado em 2011, 2012 e 2013, o que atesta a qualidade dos projetos dinamizados pela comunidade escolar. Desde 2005 tem certificado o Sistema de Gestão da Qualidade pela NP EN ISO 9001.
Em 2013, em parceria com a Escola Secundária Henrique Medina e a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, constituiu-se o CQEP Litoral Cávado.