No dia 8 de outubro 20 alunos da Escola Profissional de Esposende acompanhados pelos professores Gil Fernandes e Maria Loureiro, rumaram a Bielsko-Biała – Polónia para a participação no estágio de duas semanas em empresas locais no âmbito do projeto “Erasmus + – Rumo à Europa II – Jovens portugueses no mercado de trabalho europeu”.

Os alunos tiveram a oportunidade de estagiar em empresas como Reklamio, Apena Remont, Vienna – Parkhotel, Terapeutyczny Punkt Przedszkolny, Jawor – Spa Hotel e EkoGREŃ.

Para além de poderem aprender novas técnicas profissionais e desenvolver competências sociais e linguísticas, os alunos puderam ainda visitar lugares e monumentos icónicos da identidade cultural polaca.

No dia 9 de outubro visitaram a antiga capital Cracóvia numa incrível viagem de Tuk Tuk pelas ruas históricas da cidade terminando com a visita ao Castelo Real de Wavel onde, conta a lenda, foi encontrado em tempos um terrível dragão.

No dia 10 de outubro conheceram um dos pontos-chave da rota europeia industrial, a mina de prata de Tarnowskie Góry. Património Mundial da UNESCO desde 2017, estas minas alojam um canal aquático de 1740 metros pelo qual os alunos navegaram em antigos barcos utilizados em tempos pelos mineiros.

Ao longo da primeira semana puderam ainda desfrutar de visitas à cidade de Bielsko-Biała, corridas de Karts e ainda degustar inúmeros pratos tradicionais polacos tais como os famosos Pierogi, Paczki, Goulash e Kotlet Schabowy.

Perante a excelente recepção, acolhimento e todas a experiências vividas na primeira semana, os alunos já se sentem familiarizados com as rotinas e hábitos locais.

O espírito e a motivação estão em alta para começarem a próxima semana de atividades.