Técnico/a de Restaurante/Bar

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Subsídio de Alimentação; Subsídio de Transporte; Bolsa de material escolar; Bolsa de profissionalização; Inscrição na bolsa de emprego da EPE após conclusão do curso.

3 Anos. Horário Laboral.

Certificação Escolar 12º Ano. Certificado Profissional Nível IV. Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Técnico/a intermédio/a, qualificado com o nível 4. É o profissional que planifica, coordena e executa o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

• Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança;
  • Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar;
  • Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria;
  • Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas;
  • Executar confeções de sala e arte cisória;
  • Planear e executar os diferentes serviços especiais;
  • Faturar os serviços prestados;
  • Controlar custos de alimentos e custos de bebidas;
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;
  • Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem ­estar;
  • Atender e resolver reclamações de clientes;
  • Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida;
  • Estabelecimentos hoteleiros e similares;
  • Restaurantes;
  • Empresas de Catering e Eventos;
  • Bares;
  • Muitas outras organizações.