Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Subsídio de Alimentação; Subsídio de Transporte; Bolsa de material escolar; Bolsa de profissionalização; Inscrição na bolsa de emprego da EPE após conclusão do curso.

3 Anos. Horário Laboral.

Certificação Escolar 12º Ano. Certificado Profissional Nível IV. Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Técnico/a intermédio/a, qualificado com o nível 4. É o profissional apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

• Instalar, configurar e efetuar a manutenção de computadores isolados ou inseridos numa rede local;
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de periféricos de computadores ou de uma rede local;
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de estruturas e equipamentos de redes locais;
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de sistemas operativos de clientes e de servidores;
  • Implementar e efetuar a manutenção de políticas de segurança em sistemas informáticos;
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas;
  • Efetuar a análise de sistemas de informação;
  • Conceber algoritmos através da divisão dos problemas em componentes;
  • Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais;
  • Conceber, implementar e efetuar a manutenção de bases de dados
  • Manipular dados retirados de bases de dados;
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de servidores para a Internet;
  • Planificar, executar e efetuar a manutenção de páginas e sítios na Internet;
  • Desenvolver, instalar e efetuar a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias web.
    • Empresas do Ramo;
    • Empresas com sistemas informáticos;