Técnico/a de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Subsídio de Alimentação; Subsídio de Transporte; Bolsa de material escolar; Bolsa de profissionalização; Inscrição na bolsa de emprego da EPE após conclusão do curso.

3 Anos. Horário Laboral.

Certificação Escolar 12º Ano. Certificado Profissional Nível IV. Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.

  • Aplicar técnicas de produção de fotografia.
  • Aplicar técnicas de produção de vídeo.
  • Elaborar storyboard.
  • Definir e criar parâmetros de conceção gráfica e estilos de grafismos pessoais e contemporâneos.
  • Realizar maquetas.
  • Executar desenho vetorial.
  • Colaborar na elaboração e interpretação de estudos de mercado.
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos
  • Aplicar técnicas de comunicação dirigidas a diferentes públicos.
  • Identificar diferentes públicos, tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
  • Aplicar técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
  • Aplicar técnicas de elaboração de planos de media.
  • Elaborar dossiês de produção para um produto audiovisual.
  • Aplicar técnicas de criação e tratamento de imagens matriciais utilizando ferramentas informáticas.
  • Aplicar técnicas de avaliação financeira de um projeto.
  • Efetuar um plano orçamental.
  • Aplicar técnicas de divulgação para angariação de apoios e patrocínios.
  • Aplicar os vários suportes e estratégias de planeamento de meios na análise do público-alvo para cumprimento de objetivos específicos na criação publicitária.
  • Aplicar métodos e técnicas de criação publicitária.
  • Aplicar técnicas de conceção, produção e seleção dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia.
  • Utilizar as ferramentas digitais e tecnológicas ao nível da comunicação e do marketing.
  • Elaborar materiais gráficos e sinalética para as organizações.

• Empresas de comunicação social, marketing e publicidade;
• Agências de publicidade e departamentos de relações públicas, comunicação e imagem de empresas e instituições;
• Assessoria em qualquer área da comunicação, marketing e publicidade;
• Empresas de vendas, promoção e pesquisa de mercado;
• Empresas de gestão de produto e organização de eventos;
• Órgãos de comunicação social.