Técnico de Cozinha/Pastelaria

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Subsídio de Alimentação; Subsídio de Transporte; Bolsa de material escolar; Bolsa de profissionalização; Inscrição na bolsa de emprego da EPE após conclusão do curso.

3 Anos. Horário Laboral.

Certificação Escolar 12º Ano. Certificado Profissional Nível IV. Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Técnico/a intermédio/a, qualificado com o nível 4. É o profissional que, no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, planifica e dirige os trabalhos de cozinha, colabora na estruturação de ementas, bem como prepara e confeciona refeições num enquadramento de especialidade, nomeadamente gastronomia regional portuguesa e internacional.

• armazenar e assegurar o estado de conservação das matérias-primas utilizadas no
    serviço;
  • preparar o serviço de cozinha para a confecção das refeições;
  • assegurar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios, verificando
    existências e controlando o seu estado de conservação;
  • preparar/confeccionar fundos, molhos e guarnições;
  • preparar, confeccionar e empratar entradas, sopas, pratos de carne, de peixe e mariscos,
    de legumes e outros alimentos e sobremesas, quer regionais quer internacionais;
  • articular com o serviço de mesa a fim de satisfazer os pedidos de refeições e serviços
    especiais;
  • pesquisar novas técnicas e tendências de cozinha e pastelaria;
  • implementar as normas de auto-controlo e HACCP;
  • gerir e controlar os custos de produção;
  • colaborar na elaboração de cartas e ementas.
  • Estabelecimentos hoteleiros e similares;
  • Restaurantes;
  • Empresas de Catering e Eventos;
  • Bares;
  • Muitas outras organizações.