Técnico de Turismo Ambiental e Rural

PERFIL PROFISSIONAL

Técnico intermédio, qualificado com o nível 4. É o profissional que participa na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural, executando serviços de receção em alojamento rural e de informação, organização e animação de eventos.

REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS / TAREFAS A DESEMPENHAR POR ESTE TÉCNICO:

• proceder ao levantamento de recursos e potencialidades turísticas locais e regionais;
  • colaborar na divulgação da oferta turística local e regional;
  • participar na divulgação do património gastronómico local e regional, contribuindo para o desenvolvimento de marcas e produtos da região;
  • proceder à promoção e animação de espaços naturais e zonas rurais;
  • participar na sensibilização e preservação ambientais e culturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações;
  • organizar e dinamizar a animação turística, nomeadamente com actividades de turismo de natureza cultural, entre outros;
  • colaborar na gestão e dinamização de empresas e unidade de turismo em espaço rural;
  • Proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas preferências e orientando as suas escolhas.

ONDE POSSO TRABALHAR COM ESTE CURSO?

• Unidades de Turismo em Espaço Rural (TER)
  • Delegações de Turismo / Associações de desenvolvimento local e regional
  • Parques de Campismo / Pousadas da Juventude
  • Áreas Protegidas / Reservas bio-genéticas
  • Empresas / Associações de Animação
  • Associações de Defesa do Ambiente
  • Muitas outras organizações!

PLANO CURRICULAR

PARCERIAS ESTÁGIOS 2017

TESTEMUNHOS

O meu percurso na EPE, no curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural, foi muito enriquecedor e nele vivi experiências inesquecíveis e memoráveis. Há realmente um leque diversificado de vivências que marcam os alunos que passam pela EPE! E tudo isto deve-se, em primeiro lugar, ao qualificado grupo de formadores desta instituição.

São eles que procuram incutir nos alunos a motivação e o incentivo ao estudo sistemático, originando evoluções surpreendentes ao nível pessoal, social e técnico-profissional. Em segundo lugar, um fator que merece grande relevância, e que está intrínseco à estrutura deste curso, é que este possui uma vertente muito orientada para a prática, a qual está presente nas técnicas e metodologias adotadas pelos formadores para a transmissão de conhecimentos e em todas as atividades pedagógicas que o curso oferece. Vivi as duas realidades: o percurso na EPE e no ensino superior e atrevo-me a dizer que o curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural é vanguardista enquanto curso de formação profissional! Contém qualidade, exigência e rigor no seu plano curricular e uma estruturação que prepara os seus técnicos para um futuro tão incerto como o nosso.

(Miguel Esteves » Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural_TTAR3 » 2003/2005)

Uma escola de muitas experiências!

No mês de outubro de 2016 vivenciei a experiência de viajar durante quinze dias para um país diferente, a Polónia, no âmbito do Projeto Erasmus+. Foram duas semanas verdadeiramente intensas, em que contactei com a cultura de outro país, conheci os seus costumes e os pontos turísticos; e um local que, sem dúvida, nunca esquecerei é o Campo de Concentração Auschwitz, um lugar de história para todos. A envolvência com as pessoas que nos receberam foi inexplicável, trataram-nos como família, pois senti-me verdadeiramente em casa! Foram dias de diversão, enriquecimento profissional e também de muita aprendizagem. Agradeço com todo o carinho à Escola Profissional de Esposende por me proporcionar esta e muitas outras experiências durante a minha formação no curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

(Joana Vilar  » Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim » Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural_TTAR7 » 2014/2017)