Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

PERFIL PROFISSIONAL

Técnico intermédio, qualificado com o nível 4. É o profissional apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS / TAREFAS A DESEMPENHAR POR ESTE TÉCNICO:

• Instalar, configurar e efetuar a manutenção de computadores isolados ou inseridos numa rede local
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de periféricos de computadores ou de uma rede local
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de estruturas e equipamentos de redes locais
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de sistemas operativos de clientes e de servidores
  • Implementar e efetuar a manutenção de políticas de segurança em sistemas informáticos
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas
  • Efetuar a análise de sistemas de informação
  • Conceber algoritmos através da divisão dos problemas em componentes;
  • Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais
  • Conceber, implementar e efetuar a manutenção de bases de dados
  • Manipular dados retirados de bases de dados
  • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de servidores para a Internet
  • Planificar, executar e efetuar a manutenção de páginas e sítios na Internet
  • Desenvolver, instalar e efetuar a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias web

ONDE POSSO TRABALHAR COM ESTE CURSO?

• Empresas do Ramo
  • Empresas com sistemas informáticos
  • Administração Central e Local
  • Criação da própria empresa
  • Profissional Liberal

PLANO CURRICULAR

PARCERIAS ESTÁGIOS 2017

TESTEMUNHOS

EPE: uma escola de excelência!

Sou o Rúben Morim, aluno da turma TGP2-Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (2014-17) e este é o meu testemunho sobre a passagem pela Escola Profissional de Esposende. Inicialmente não sabia o que esperar desta escola, pois não tinha nenhum amigo que estudasse cá e, por isso, não tinha uma ideia formada da escola. Com o passar do tempo a EPE passou a ser a minha segunda casa, desde professores a funcionários, todos nesta escola são “família”. Nestes três anos apercebi-me que cada aluno que por aqui passa não é só “mais um“, cada um é único e é tratado como tal. Aqui, todos se preocupam connosco, com o nosso bem-estar e fazem os possíveis e os impossíveis para que consigamos alcançar o sucesso. O nosso esforço é valorizado e isso é muito importante. Os professores tentam ensinar da melhor forma, para que todos consigam entender e aprender, respeitando o ritmo de cada um. Neste momento, não me arrependo de ter escolhido a EPE para tirar o meu curso de informática. A passagem por esta escola foi fantástica e, com certeza, irá deixar saudade, pois será impossível esquecer os colegas de turma, professores e funcionários, porque realmente marcaram a minha vida de forma muito positiva. A EPE é uma escola que marca pela diferença!”

(Rúben Morim » Apúlia-Esposende » Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos_TGP2 » 2014/17)