Workshop Suporte Básico de Vida

No dia 26 de janeiro, a turma TRC2-Técnico de Receção, acompanhada pela prof.ª Susana Sousa, dirigiu-se aos Bombeiros Voluntários de Fão para participar numa atividade sobre suporte básico de vida (SPV), posição lateral de segurança (PLS), AVC e enfarte (identificação e noções básicas), utilização de extintores e manta Ignífuga com fogo real, no âmbito da disciplina de ACL no módulo de “Higiene e segurança”. O bombeiro e formador Rui Reis fez uma breve apresentação teórica de quais os procedimentos a adotar em caso de encontrar uma vitima inconsciente, em paragem cardiorrespiratória e em caso de obstrução da via aérea. Da teoria passou-se à prática, onde os alunos participaram na simulação utilizando um manequim e praticaram as compressões torácica e insuflação. Tivemos também oportunidade de simular a posição lateral de segurança. Por fim, no exterior do edifício dos Bombeiros de Fão, o formador Rui Reis explicou a importância dos equipamentos de primeira intervenção no combate a incêndios e num segundo momento os alunos experimentaram descarregar extintor e usar a manta ignífuga no combate a incêndio. Todos participaram de forma interessada e atenta apesar de já terem participado no ano anterior em algo semelhante. É sempre importante renovar conhecimentos no que respeita à PLS e SPV. A utilização de extintores foi realizada pela primeira vez pelos alunos. Foi uma tarde bastante proveitosa para todos os participantes. A turma e professora agradecem a disponibilidade do formador e bombeiro Rui Reis e ao seu comandante dos Bombeiros Voluntários de Fão por nos proporcionar uma tarde de ensinamentos que podem salvar vidas.