Workshop “Suporte Básico de Vida”

No dia 15 de junho, a turma TR11-Técnico de Restauração, dirigiu-se aos Bombeiros Voluntários de Fão para participar numa atividade sobre suporte básico de vida (SPV), posição lateral de segurança (PLS), AVC e enfarte (Identificação e Noções básicas), utilização de extintores e manta Ignífuga com fogo real, no âmbito da disciplina de Tecnologia Alimentar, no módulo de higiene e segurança no trabalho na restauração. O bombeiro e formador Rui Reis fez uma breve apresentação teórica de quais os procedimentos a adotar em caso de encontrar uma vitima inconsciente, em paragem cardiorrespiratória e em caso de obstrução da via aérea. Da teoria passou-se à prática onde os alunos participaram na simulação utilizando um manequim e praticaram as compressões torácica e insuflação. Tivemos também oportunidade de simular a posição lateral de segurança. Por fim, no exterior do edifício dos Bombeiros de Fão, o formador Rui Reis explicou a importância dos equipamentos de primeira intervenção no combate a incêndios e num segundo momento os alunos experimentaram usar a manta ignífuga no combate a incêndio. Todos participaram de forma interessada na atividade e como fecho o Formador Rui Reis fez uma breve apresentação e caracterização da frota de ambulâncias e veículos de combate a incêndios. Tivemos a oportunidade de conhecer a mais recente aquisição do quartel, uma ambulância para transporte de animais. A turma e professor agradecem a disponibilidade do formador e bombeiro Rui Reis e ao seu comandante dos Bombeiros Voluntários de Fão por nos proporcionar uma manha de ensinamento que podem salvar vidas.

(Texto: Susana Sousa » Docente)