Visita ao Museu da Indústria Têxtil

A turma do curso Técnico de Gestão do Ambiente, do 3.º ano, realizou uma visita ao Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, no dia 22 de janeiro, acompanhada pelos professores João Jaques e Sandra Amorim. O Museu encontra-se instalado numa antiga Fábrica de Fiação e Tecelagem de Lã – Lanifícia do Outeiro, Lda. -, fundada em 1920, na freguesia de Calendário, Vila Nova de Famalicão, e possui na sua coleção cerca de meia centena de máquinas têxteis, representativas de várias épocas e dos diferentes processos da produção. Ao longo da visita foi dada a conhecer a evolução do processo de industrialização: a transição da indústria artesanal para a indústria fabril, o surgimento das primeiras fábricas modernas, as primeiras soluções energéticas utilizadas, a alteração da paisagem e as consequências ambientais, as iniciativas empresariais, a formação do operariado, a atividade sindical e as lutas operárias, as transformações registadas na indústria têxtil ao longo dos tempos e as inovações tecnológicas. Os alunos ficaram a conhecer as diferentes fases do processo produtivo da indústria têxtil baseando-se na maquinaria histórica que se encontra exposta no Museu e, assim, puderam visualizar o que acontecia à matéria-prima até se transformar em tecido, tendo a possibilidade de observar várias máquinas em funcionamento.

Em simultâneo, o guia foi fazendo referência às duras condições de trabalho que os operários deste setor tinham de enfrentar, especialmente as mulheres e crianças. Nesta atividade foi realçado o importante papel deste museu na conservação, valorização e divulgação de aspetos relacionados com o processo de industrialização da região em que se encontra inserido, com vista à salvaguarda dessa memória histórica e como forma de contribuir para um maior enriquecimento cultural da população. Com estas iniciativas pretende-se incutir nos alunos hábitos culturais, nomeadamente desenvolver o gosto pelas visitas a museus, sítios arqueológicos, exposições e espaços culturais.

João Jaques e Sandra Amorim » Docentes