Visita ao Centro Escolar de Fão

No dia 26 de fevereiro, a turma TAI4 -Técnico de Apoio à Infância visitou o Centro Escolar de Fão, uma instituição da Rede Pública que pertence ao Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. Esta visita enquadrou-se na disciplina de TPIE-Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa, com o acompanhamento da professora Teresa Alves. Teve como objetivos observar a realidade da criança no Jardim-de-infância que integra crianças dos 3 aos 6 anos, identificar uma das formas de atendimento à criança, neste caso um Jardim da Rede Pública, reconhecer como é organizado o dia-a-dia nestes estabelecimentos, conhecer as rotinas e as atividades desenvolvidas, identificar semelhanças e diferenças entre esta e outras entidades já visitadas. Fomos recebidos pelas Educadoras Amália e Dina que nos explicaram que neste dia estava a decorrer uma Atividade de Enriquecimento Curricular, a Música, lecionada pelo nosso colega Hugo Vieira. A Educadora Amália descreveu a sequência normal das atividades no dia-a-dia, visto que este dia ia fugir um pouco da rotina normal. Os alunos foram divididos em dois grupos e integrados na dinâmica de ambas as salas, permanecendo nelas cerca de 45 minutos. Tiveram oportunidade de observar as áreas, participar nalgumas atividades livres e assistir então à Atividade de Música que decorreu em cada uma das salas. Através desta interação com as crianças, e observação das atividades, os alunos perceberam e identificaram diferenças e semelhanças entre este Jardim de Infância e outros já visitados e conhecidos. Esta visita serviu, sobretudo, para perceber que este Jardim, tem rotinas bastante diferentes das anteriormente visitadas, uma IPSS e um Jardim Privado. Fechamos desta forma um ciclo de visitas que com certeza foram importantes, pois este contacto com a realidade educativa do pré-escolar garante a ponte entre os conhecimentos teóricos e a prática futura destes alunos. Agradecemos a simpatia e disponibilidade demonstradas pelas educadoras das salas, que foram muito atenciosas e nos deram a oportunidade de usufruir de mais uma experiência enriquecedora para os nossos alunos.

(Texto: Teresa Alves » Docente)