Visita à Loja Social de Esposende

Os alunos da turma Técnico de Apoio à Infância, do 2.º ano, acompanhados pela professora Fátima Domingues, visitaram, na manhã do dia 28 de novembro, a Loja Social de Esposende, no âmbito da disciplina de Sociologia. Esta visita teve como principal objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento das respostas sociais para as populações carenciadas do concelho, quer em termos de bens alimentares, quer a nível de vestuário e outros produtos de primeira necessidade. Os nossos alunos foram recebidos pelas técnicas que ali trabalham e que fizeram uma apresentação sobre a origem e enquadramento deste equipamento social, da sua mecânica e trabalho em rede, tão necessário nos dias hoje. Nesta apresentação, foi feita também referência ao trabalho voluntário e à sua importância neste tipo de estruturas de apoio social, bem como foram referidos os diversos parceiros, onde se inclui a Escola Profissional de Esposende, e sem os quais a Loja Social não teria certamente a mesma dimensão e expressão. Seguiu-se um espaço de experiência de trabalho voluntário, orientado pelas técnicas e por alguns voluntários que se encontravam em trabalho neste espaço. O trabalho realizado consistiu na seleção, triagem e arrumação dos bens doados, tais como alimentos, artigos de vestuário e outros. Para além do conhecimento adquirido e da experiência de trabalho, esta visita poderá ser o lançar da semente, não só para um espírito de solidariedade, mas também para o reforço do respeito pelas diferenças sociais e pelas situações de fragilidade social tão comuns nos dias de hoje. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conhecer e interagir com três voluntários turcos, do projeto Erasmus, e que se encontram ali a fazer a sua experiência de voluntariado internacional.