Visita a instituições de Viana do Castelo

Dia 26 de fevereiro, a turma TAI4 – Técnico de Apoio à Infância visitou a Biblioteca Infantil de Viana do Castelo. Esta visita enquadrou-se na disciplina de TPIE – Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa, do módulo 7 – Espaços Socioeducativos, com o acompanhamento da Professora Carla Abreu. A visita teve como objetivo conhecer uma realidade educativa diferente das outras já visitadas, pois aqui são as escolas que se deslocam à Biblioteca, ou então são as técnicas de apoio à infância/animadoras da biblioteca que se deslocam as escolas, para fazerem a hora do conto e posteriormente, explorarem a história através de oficinas de expressão plástica, expressão dramática e musical. Posteriormente os alunos foram conhecer a creche e jardim-de-infância do Lar de Santa Teresa também situada na cidade de Viana do Castelo. Esta visita foi orientada pela docente que acompanhou a turma, pois esta também trabalha na instituição e pode garantir que os alunos usufruíssem dos espaços o máximo possível. Esta visita teve como objetivo conhecer uma instituição de grandes dimensões e fora do concelho de Esposende, onde os alunos puderam identificar semelhanças e diferenças entre esta instituição e outras que já visitaram, puderam conhecer o funcionamento e as características, as rotinas, as atividades desenvolvidas, assim como apreciar a dimensão das salas, mobiliário e sua funcionalidade, dormitórios, fraldários, casa de banho, salas de atividades extra curriculares, sala de acolhimento, refeitório, materiais, tempo, recursos humanos e ver o quanto tudo é imprescindíveis para o sucesso de todo o processo educativo. O contacto com a realidade educativa da creche e pré-escolar, são bastante diferentes e nesta visita os alunos puderam observar e participar em algumas dessas rotinas. Agradecemos a disponibilidade da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e do Lar de Santa Teresa, pela disponibilidade e amabilidade com que receberam os nossos alunos, pois temos a certeza que estas visitas permitiram a aquisição de conhecimentos e competências para o âmbito da prática pedagógica.

(Texto: Carla Abreu » Docente)