Uma manhã enriquecedora na ASCRA

imagem2

No dia 28 de novembro, a turma do 2.º ano do curso profissional de Técnico de Apoio à Infância foi visitar a ASCRA – Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, com as professoras Fátima Domingues e Sandra Silva. A atividade iniciou-se com a visita ao centro de dia, creche e jardim-de-infância. Nestas duas últimas valências, os alunos puderam assimilar conteúdos que estão a ser trabalhados na disciplina de Técnicas Pedagógicas e Intervenção Educativa, nomeadamente a organização das salas de atividades e os materiais existentes. Na visita à sala de atividades dos 4/5 anos, houve a oportunidade de falar com os meninos da sala e com a educadora, o que permitiu também ficar a conhecer melhor o trabalho realizado ao longo do ano letivo, bem como as rotinas diárias e semanais. A valência seguinte a visitar foi o Centro de Acolhimento Emília Figueiredo, e a Dr.ª Elisabete Vinha, responsável técnica, fez o enquadramento legal destas casas, condições para a admissão de crianças, o seu funcionamento e tempo de acolhimento, entre outros aspetos fundamentais nestas instituições. Alertou os nossos alunos também para a possibilidade do técnico de apoio à infância poder vir a trabalhar nestes equipamentos e da necessidade de disponibilidade física e mental para um trabalho exigente como este principalmente do ponto de vista emocional. Salientou ainda existência de regras que, como em qualquer lar de família, e que devem ser negociadas mas firmes, a questão das rotinas adaptadas à idade das crianças e  também a questão da participação nas tarefas domésticas como fator de responsabilidade e cooperação e também perfeitamente normais em qualquer família.No final ainda foi possível colocar questões e esclarecer dúvidas dos alunos. Esta visita foi muito proveitosa não só do ponto de vista técnico, mas também social e humano e, por isso mesmo, a consideramos muito pertinente para o curso. O nosso obrigado a todos pela simpatia com que fomos recebidos e pelo contributo para a  aprendizagem e formação dos nossos alunos!