Turismo em espaço rural: preparação para o futuro

Alunos participam em Seminário

A turma Técnico de Turismo Ambiental e Rural, do 1.º ano, participou no workshop “Ferramentas de Divulgação” e na conferência “Internacionalização do turismo em espaço rural”, promovidos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, e pela Associação de Hotéis Rurais, que decorreu no dia 4 de maio, em Vila do Conde. Para consolidar os conhecimentos sobre o setor turístico nacional, contactar com profissionais e técnicos desta área, assim como conhecer as perspetivas deste setor, foi este o propósito da participação do grupo nesta iniciativa. Os oradores convidados, em representação de várias entidades, entre as quais o Turismo Porto e Norte e a Escola Superior de Hotelaria do Porto, refletiram sobre os novos contextos, desafios, inovação e tendências do turismo em espaço rural, chegando à conclusão que este é um produto de alta qualidade, que tem de agregar toda a oferta disponível e reunir vários parceiros, para tornar este setor mais forte e competitivo. Assim, concluíram que este tipo de  turista procura experiências autênticas e emoções únicas, daí Portugal com a sua forma de bem receber, aliando às potencialidades emergente, pode e vai contribuir para a evolução deste setor. Em suma, este tipo de experiências dá aos alunos uma visão atualizada das imensas potencialidades que o turismo rural tem, bem como motiva o grupo para as inúmeras saídas deste setor, percebendo que esta área está a ter uma evolução sem precedentes, garantindo boas perspetivas para estes futuros técnicos.

(Texto: Turma TTAR8 e Prof.ª Luzia Silva)