Trabalhar em equipa e fazer a diferença!

Formação em Contexto de trabalho do curso Técnico de Apoio à Infância

Com a aproximação do final da Formação em Contexto de Trabalho dos 47 alunos do curso de Técnico de Apoio à Infância do 2º e 3º ano, é o momento para a realização das visitas finais aos vários locais de estágio. No dia 27 de junho estivemos na ASCRA – Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia. Fazer o balanço final da intervenção, refletir sobre o impacto dos alunos na dinâmica da instituição e preencher um conjunto de documentos que nos permitem validar o desempenho dos alunos, são algumas das tarefas a desenvolver neste momento. Em cada instituição constituímos como que uma equipa de trabalho, constituída por alunos, monitores e orientadores em que nos empenhamos em promover o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes essenciais à integração no mundo do trabalho, bem como a promoção de relações interpessoais assertivas com sentido ético e profissional. De destacar que nas diferentes instituição, os alunos desenvolvem a capacidade de análise, planificação e organização, a reflexão sobre métodos e técnicas de trabalho, a capacidade de resolução de problemas, a criatividade, a flexibilidade, o espírito de iniciativa e abertura à inovação essenciais no mercado de trabalho na atualidade. No final de mais um ano constatamos a consolidação das relações entre a escola e os vários locais de estágio numa perspetiva integradora e enquanto protagonistas e agentes da transformação social. Agradecemos a todas as instituições que nos receberam na perspetiva de continuidade no próximo ano letivo. EPE – Porque fazemos a diferença na formação dos nossos alunos!

(Texto: Sara Cepa » Coordenadora de Curso)