“Ser Diferente é Normal”: com Susana Lameira

Sessão de sensibilização

No dia 23 de novembro,  a turma do 2.º ano do curso Técnico de Apoio à Infância – TAI4 recebeu Susana Lameira, para mais uma sessão do projeto “Ser Diferente é Normal“, desta vez dedicada à Trissomia 21 e às diferenças ou não que a mesma comporta. A nossa convidada é mãe de um menino que tem Trissomia 21 e disponibilizou-se para nos falar um pouco da sua experiência como mãe de uma família normal, como todas as outras. A sessão foi-se desenrolando com a apresentação da diferença do Nuno, que consiste apenas na sua condição genética, com um cromossoma extra. A Susana começou por nos contar a história perfeitamente normal de uma gravidez e apenas após o nascimento ficou a conhecer a existência desta condição genética que eventualmente poderia fazer do Nuno um menino diferente. Foi com alguma emoção que nos foi falando de tudo o que envolve a vida do Nuno, familiar, social e escolar, e os nossos alunos foram questionando e percebendo a dinâmica da família, a atitude correta para viver com alegria, e reconhecendo que é preciso aceitar, acolher e manter uma vida perfeitamente igual a muitas outras, simplesmente. Ao longo desta sessão a Susana foi referindo exemplos de pessoas com esta condição genética que apenas se diferenciam através da sua imagem facial, com algumas características ligeiramente diferentes, mas mais acentuadas numas pessoas que noutras. Ao nível social, são crianças muito afetivas, comunicativas e extrovertidas. A Susana abordou também o facto da investigação que tem sido feita relativamente à Trissomia 21 ter já dado alguns frutos, de forma muito lenta, como em todas as áreas científicas, no entanto está confiante no futuro. Foi um prazer ter a Susana Lameira mais uma vez a colaborar connosco nestas iniciativas ligadas à diferença, ou talvez não, e ficamos à espera de uma visita do Nuno. Obrigada Susana Lameira!