“Ser Diferente é Normal”

Convidada: Cristina Leites

Realizou-se no dia 30 de novembro mais uma sessão do projeto “Ser diferente é normal”, que contou com a presença de Cristina Leites. A temática do dia debruçou-se sobre a questão das pessoas invisuais, suas limitações, ou não, e formas de aceitação e superação dessas mesmas diferenças. Cristina Leites veio mais uma vez à nossa escola dar-nos a conhecer a sua história, mas sobretudo dar uma lição de vida, resiliência e felicidade a todos nós, professor e alunos. Questões como aprender a orientar-se, comunicar, utilizar as novas tecnologias e todas as outras atividades diárias foram aspetos abordados nesta sessão para espanto de todos os presentes. Os alunos colocaram questões curiosas sobre aspetos relativos não só às tarefas do quotidiano mas, também, em relação às experiências quer pessoais quer profissionais da Cristina, e que foram prontamente respondidas com muita segurança e simpatia, esclarecendo muito claramente as dúvidas existentes. Todos os alunos ficaram deveras surpreendidos pela forma como a Cristina nos contou todo o seu percurso de vida e aprendizagem sem a visão, reforçando que é cega, mas sempre conseguindo fazer a sua vida normal, com ajuda nalgumas situações, mas com uma autonomia surpreendente. O otimismo, alegria de viver e felicidade demonstrados na partilha da sua história com os jovens, foi uma grande lição de vida perante obstáculos muitas vezes difíceis de ultrapassar. No final, o espanto era grande e a alegria também, por conhecerem tamanha coragem, generosidade e simpatia de uma grande comunicadora como é Cristina Leites. Obrigada Cristina pela simpatia e disponibilidade!