“Ora Eça!”: almoço temático evoca a obra “Os Maias”

A turma Técnico de Restauração, do 2.º ano, no âmbito do estudo de “Os Maias”, de Eça de Queirós, realizou um almoço temático, no Restaurante Pedagógico, para toda a comunidade escolar, no dia 13 de julho. Com efeito, a turma, contemplando as disciplinas de Português e da área técnica, fez uma pesquisa sobre as várias referências gastronómicas presentes no romance e idealizou uma ementa, onde não faltaram os ‘Tomates farcies à La Cohen’, passando por outras iguarias; a mise- en- place, também, teve como pano de fundo as diversas personagens intervenientes na obra. O serviço praticado teve em conta a época e o restaurante pedagógico transformou-se no Hotel Central. Os alunos de restaurante vestiram-se de acordo com a ocasião e os convivas foram surpreendidos por uma pequena encenação, onde as figuras centrais eram a Maria Eduarda, a Condessa de Gouvarinho e o Dâmaso Salcede, que apresentavam as outras personagens, designadamente Carlos e Ega, Castro Gomes e Conde de Gouvarinho. Esta dramatização ainda apresentou os ardinas que distribuíram aos convidados a ‘Gazeta Ilustrada’ e a ‘Corneta do Diabo’. Enfim, foi uma experiência muito enriquecedora para todos, em especial para os alunos que puderam trabalhar em interdisciplinaridade e aprender de uma forma diferente.