Juntos vamos cuidar da Floresta!

Eco-escolas do concelho juntas na Rota pela Floresta

A iniciativa decorreu, no dia 24 de abril, no âmbito da adesão do Município e das Eco-Escolas de Esposende, nomeadamente a Escola Profissional de Esposende, a Escola Básica António Rodrigues Sampaio e a Escola Básica de Forjães a este projeto proposto pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, com o intuito de constituir uma ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na floresta. Inicialmente, cerca de centena e meia de alunos professores e técnicos efetuaram uma caminhada florestal desde as Marinhas até ao monte de São Lourenço na freguesia de Vila Chã. Para além da caminhada, o programa incluiu ainda a limpeza da zona de floresta envolvente do monte de São Lourenço, na qual participaram todos os alunos, acompanhados pelos professores e orientados pelos técnicos da Esposende Ambiente. Incluiu também a sementeira de pinheiro-bravo e uma curta visita ao Centro Interpretativo de São Lourenço para abordarem a temática da floresta na altura dos castrejos e dos romanos. Para finalizar a ação, foi entregue ao presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Dr. Paulo Marques, um testemunho das escolas presentes, onde se comprometem a defender e preservar a floresta em conjunto com as entidades locais, sob o lema “Juntos vamos cuidar da Floresta”. Depois de assinado por todas as partes, o responsável da empresa municipal saudou a iniciativa, destacando a importância desta atividade do ponto vista da educação ambiental e da preservação da floresta e agradeceu o envolvimento dos professores e alunos nesta “Rota pela Floresta”.

(Texto: João Jaques » Coordenador de Curso)