EPE presente no III Encontro sobre Violência Doméstica

1

Decorreu no dia 25 de novembro, o III Encontro sobre Violência Doméstica, promovido pelo Município de Esposende, assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Esta participação da turma TAI3 – Técnico de Apoio à Infância foi enquadrada nas disciplinas de Sociologia, Psicologia e Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa e teve o acompanhamento das professoras Sandra Pires e Fátima Domingues. A sessão de abertura, contou com a presença da Eng.ª Raquel Vale, Vereadora do Pelouro da Coesão Social, que fez o enquadramento desta sessão, salientado a sua importância para a prevenção e ajuda às pessoas que são vítimas de violência doméstica. Raquel Vale destacou também a ação que o Município está a desenvolver desde 2011, quando da criação do “Espaço Bem me Querem”, que faz o atendimento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica. A primeira intervenção esteve a cargo de Helena Grangeia, Psicóloga e investigadora da Universidade do Minho e também docente no Instituto Superior da Maia, que abordou uma questão cada vez mais preocupante, o “Stolking”, apresentando números muito elevados e que merecem uma reflexão. O “Stolking” consiste na perseguição de género, ou assédio persistente, e que só em 2015 passou a ser considerado crime. Atualmente, o “Stolking” é já um fenómeno social muito preocupante. A segunda intervenção foi de Rita Braga da Cruz, presidente da Associação Portuguesa das Mulheres Juristas. Esta oradora veio falar-nos dos aspetos jurídicos, legais e sociais desta problemática da violência sobre as mulheres, bem como as suas implicações e penas aplicadas aos agressores e consequentes repercussões nos filhos.

2O encontro foi muito interessante para os alunos, porque se trata de estudantes de Apoio à Infância e as crianças são, no fundo, também as grandes vítimas deste flagelo social. Por outro lado, enquanto futuros cidadãos ficaram certamente mais informados e alertados para os sinais sobre este perigo, tantas vezes ignorado e relevado.

{Curso Técnico de Apoio à Infância_TAI3 | Disciplinas: Psicologia, Sociologia e Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa | Professoras Fátima Domingues e Sandra Silva}