EPE presente na VIII Grande Gala Internacional bgreen

Decorreu no dia 8 de junho, a VIII Grande Gala Internacional do BGreen // Ecological Film Festival, iniciativa promovida pela OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’ Alvares e que entregou os prémios aos vencedores das categorias a concurso no Festival: Grande Prémio bgreen, bgreen Júnior, Menção Honrosa, Melhor Making-Of, Prémio do Público e Prémio Alphonse Luisier. O BGreen é um festival de vídeo ecológico que tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para as questões ambientais através de spots vídeo. Com o tema “You are nature”, a edição deste ano contou com a participação de 450 spots de vídeo, oriundos de mais de 16 países, alargando assim para 21 o número de países que já participaram neste projeto. Para a categoria Grande Prémio foram finalistas 28 spots de vídeo. A Escola Profissional de Esposende marcou presença nesta cerimónia com o spot “Da minha Janela” da autoria dos alunos Andreia Domingues, Beatriz Abreu e José Marques, da turma TAI4 do 2.º ano do curso Técnico de Apoio à Infância. Os alunos foram acompanhados por João Jaques, professor dinamizador do projeto na EPE. Da parte da manhã, as equipas finalistas foram recebidas nos Paços do Município pelos autarcas locais, que depois das boas vindas entregaram os certificados de participação e algumas lembranças promocionais do território. Seguiu-se uma visita guiada ao Mosteiro de São Bento e o almoçou no Parque Urbano Sara Moreira junto ao rio Ave. À noite, já na Fábrica de Santo Thirso, foram entregues os prémios aos vencedores desta edição, numa grande festa que contou com a colaboração musical da ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, com a Backstage – escola de dança e artes performativas e com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo. O nosso spot não foi premiado, mas os alunos gostaram imenso da experiência e prometem para o ano voltar a participar, tendo já surgido durante o dia algumas ideias interessantes.

(Texto: João Jaques » Docente)