EPE na “Feira do Brincar e do Brinquedo”

A EPE, no âmbito do curso de Técnico de Apoio à infância, esteve presente na “Feira do Brincar e do Brinquedo”, nos dias 1 e 2 de julho. Porque levamos muito a sério a “brincadeira” foram desenvolvidas um conjunto de dinâmicas que implicaram várias iniciativas e uma longa preparação. A conceção de uma ideia para o stande que fosse apelativa e com a oferta de atividades do agrado das crianças onde o brinquedo e o brincar estivessem em destaque, foi a primeira das tarefas. Assim, os professores Hugo Vieira e Sara Cepa desenvolveram um conjunto painéis que, além de decorativos são também informativos para todos os educadores. Aí, encontram informações sobre a Convenção sobre os Direitos da Criança e algumas frases célebres dirigidas à infância; seguidamente recriaram-se um conjunto de variados jogos para experimentação, com base nas brincadeiras de outrora (pião, berlinde, carrinho de rolamentos, rapa, motinhas, atira às latas, saltar à corda,…); desenvolveram-se também um conjunto de oficinas, como a construção de barcos de papel e a experimentação da flutuação em água, a construção de Spinner em papel e as habituais pinturas faciais e modelagem de balões. Algumas destas atividades estiveram a cargo dos alunos Ângela, Daniela Almeida, Daniela Sampaio, Gabriela e Ricardo que, apesar de estarem no 2.º ano de curso, aceitaram o desafio lançado e sobe a orientação da prof. Sara Cepa, iniciaram o trabalho da Prova de Aptidão Profissional. Assim, através do seu empenho revelaram estar já motivação para fazer mais e melhor. Parabéns! As dinâmicas apresentadas permitiram o envolvimento entre pais e filhos e por momentos o envolvimento em brincadeiras que ajudam a criança a crescer e a desenvolver-se de forma saudável e feliz. Enquanto escola e responsáveis pela formação de profissionais na área do apoio à infância, temos a convicção que trabalhar em prol do desenvolvimento integral da criança, através do Brincar em que a criança atribui significados, comunica, compreende os outros, aprende a respeitar regras, inventa, constrói, … nos torna mais completos e convictos da nossa missão enquanto educadores. BRINCAR é, na verdade, uma coisa muito séria!