Dunas: um património a preservar

Os alunos do 2.º ano do curso Técnico de Apoio à Infância efetuaram, no dia 26 de fevereiro, uma visita ao sistema dunar de Fão, orientados pelo prof. João Jaques. Durante a atividade, os alunos puderam observar o efeito da ocupação antrópica nas dunas e suas consequências. Descobriram quais as medidas de preservação e conservação das dunas e, acima de tudo, qual a importância do cordão dunar na preservação da nossa costa. Para além deste sistema natural, os alunos conheceram ainda alguns exemplares do património histórico e cultural da freguesia de Fão, nomeadamente o Facho e a capela da Bonança, os “Cavalos de Fão” e o Cemitério Medieval das Barreiras. No final os alunos estavam bastante satisfeitos com as aprendizagens adquiridas e mais sensibilizados para as problemáticas ambientais, comprometendo-se a alterar alguns dos seus hábitos.

João Jaques » Docente