Dias maravilhosos passados em Lisboa e Sintra

Nos dias 23 e 24 de abril, os alunos do curso Técnico de Restaurante/Bar e do curso Técnico de Apoio à Infância, do 2.º ano, realizaram uma visita à capital, juntamente com as professoras Luzia Silva, Sílvia Pires, Berta Peixoto e Mariana Capitão. Na manhã de segunda- feira, saíram de Fão rumo a Sintra, o primeiro destino, apesar de a viagem ser cansativa, quando chegaram puderam desfrutar do piquenique antes da visita ao Palácio da Pena. Na parte da tarde os alunos foram visitar o tão esperado Palácio da Pena, implantado na serra de Sintra e fruto do génio criativo de D. Fernando II, sendo o expoente máximo do Romantismo do século XIX, em Portugal, com referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca. Todos os alunos ficaram maravilhados com a vista, não perdendo a oportunidade de registar em foto para mais tarde recordar. Acabada a visita ao Palácio, foram conhecer o centro de Sintra e provar as queijadas que Eça de Queirós faz referência na obra estudada “Os Maias”. Depois de uma noite de descanso, para alguns, ao amanhecer, os alunos dirigiram-se ao Museu dos Coches, onde privaram com uma riquíssima coleção, única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa, a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares. Logo de seguida, em Belém, os alunos aproveitaram para comprar os famosos pastéis de Belém ver o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.  Ao fim da manhã, dirigiram- se para a baixa de Lisboa, onde puderam almoçar e apreciar o maravilhoso centro histórico cheio de turistas. Todos os alunos gostaram da experiência, pois puderam conhecer sítios novos, conviver e aproveitaram para desfrutar da capital, sendo que para alguns era a primeira vez que lá iam.

(Texto: Turma TRB1 e Prof.ª Luzia Silva)

Sintra e Lisboa no nosso coração

Porque viajar é uma forma de aprender e de ampliar os nossos conhecimentos, por este motivo partimos rumo à capital, para privarmos com dois locais repletos de história: Sintra e Lisboa, nos dias 23 e 24 de abril. Para alguns, esta viagem era a primeira experiência, aguardada com muita expetativa; para outros, era um novo olhar que se vislumbrava para revisitar locais, como: Palácio da Pena, que nos remete para as paisagens românticas, que convidam a encontros amorosos e momentos inesquecíveis aludidos por Eça de Queirós, na obra Os Maias, já para não falar das famosas queijadas de Sintra. Despois desta incursão, esperava-nos Lisboa com o grandioso Museu dos Coches, com a maior  e mais valiosa coleção do mundo, a riqueza que outrora Portugal possuía estava bem espelhada neste espaço. Tivemos a oportunidade de degustar a belíssima iguaria que é o Pastel de Belém, mas ainda tínhamos outras atrações para visitar, nomeadamente os “Ex-libris”: Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Antes de dar por terminada esta visita de dois dias, apreciámos e explorámos o coração da cidade de Lisboa -o seu centro histórico, designadamente a Praça do Comércio, o Rossio, a baixa Pombalina e os imensos turistas que visitam diariamente esta cidade. Enfim, tornámos um sonho realidade e esperamos realizar outros com a intensidade que vivemos este.

(Texto: Turma TAI4 e Prof.ª Luzia Silva e Sílvia Pires)