Criptoanálise é mais domínio da comunicação

Oficina no Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Integrado nos conteúdos da disciplina de Área de Integração, os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do 1.º ano, participaram na oficina de criptografia, no Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, no dia 26 de janeiro, acompanhados pelas professoras Ana Soares e Sara Cepa. Os alunos puderam desvendar e criar mensagens secretas, utilizando alguns conceitos da criptografia, utilizando algumas técnicas na produção de mensagens codificadas. A atividade possibilitou a compreensão dos códigos como sistemas em que os signos se organizam e o entendimento da comunicação como um processo não linear, permitindo um sistema circular de ações e reações, estímulos e respostas. Uma tarde diferente com aprendizagens transversais e que os alunos muito apreciaram.