Chá Real no “Memorial do Convento”

A obra “Memorial do Convento”, de José Saramago, foi pretexto para a realização de um Chá temático, intitulado Chá Real no Memorial do Convento, no âmbito da prova Prática de Aptidão Profissional “Coffee-break”, pela turma finalista Técnico de Restauração (TR10), no dia 23 de fevereiro, na Escola Profissional de Esposende, cujas turmas convidadas foram Técnico de Receção e Técnico de Apoio à Infância que estão a lecionar este conteúdo à disciplina de Português. O pátio da escola transformou-se na corte de D. João V e as personagens históricas e ficcionais desfilaram e encenaram o ambiente de luxo e ostentação que caracterizou o seu reinado, em que as cores dominantes eram o vermelho e dourado. Enquanto os “atores” contracenavam, “Saramago” comentava e ridicularizava o monarca e todo o seu séquito, sendo que os alunos das turmas convidadas aproveitavam para degustarem as iguarias que acompanhavam o chá e percebiam ao vivo e a cores a intriga deste romance do laureado prémio Nobel da Literatura. Em suma, foi mais um momento de cultura e convívio, em que as turmas do 3.º ano puderam interagir a partir da obra estudada.

(Texto: Luzia Silva » Docente)