Para onde vão os resíduos que produzimos? Visita ao aterro sanitário

Os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural visitaram o aterro sanitário da Resulima, situado na freguesia de Vila Fria, no concelho de Viana do Castelo, no dia 27 de fevereio. A atividade, realizada no âmbito das disciplinas de Área de Integração e Ambiente e Desenvolvimento Rural, teve como objetivos a sensibilização para a problemática dos resíduos e para a importância dos alunos desenvolverem comportamentos e hábitos ambientalmente corretos, nomeadamente a separação dos resíduos. Inicialmente, um técnico da Resulima apresentou aos alunos o circuito dos resíduos indiferenciados. Foi possível ver o aterro, a Estação de Tratamento de Águas Lixiviadas, que faz o tratamento das águas recolhidas e a Central de Energia, que tal como o nome indica, produz energia elétrica através do biogás resultante da decomposição dos resíduos. No aterro, os resíduos são cobertos com uma camada de terra no final do dia para evitar os maus cheiros e a transmissão de doenças. O grupo foi informado que este aterro está praticamente lotado de resíduos, pelo que será necessária a construção de uma nova estrutura. Em seguida, os alunos conheceram o circuito efetuado pelos resíduos colocados nos ecopontos. Os camiões são rececionados na portaria, são identificados, e atravessam uma balança a fim de serem pesados. Os resíduos de vidro são colocados no depósito de vidro e os resíduos de papel e cartão são colocados num local, prensados e enviados para reciclagem. Já os resíduos colocados no ecoponto amarelo são enviados para a unidade de triagem. Neste local, efetua-se manualmente uma separação mais minuciosa e procede-se à prensagem e enfardamento dos resíduos. De uma forma geral, os alunos mostraram-se bastante interessados nesta atividade, colocando várias questões, e comprometendo-se, até, a alterar alguns dos seus hábitos.

(Texto: João Jaques » Coordenador de Curso)