À descoberta do património gastronómico e etnográfico poveiro

No dia 31 de janeiro, os alunos do Curso de Cozinheiro – COZ1 visitaram o concelho da Póvoa de Varzim, para conhecimento dos patrimónios gastronómico e etnográfico poveiros. Esta atividade, enquadrada na disciplina de “Organização do Serviço e Confeção de Ementas Básicas de Cozinha”, foi desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa, tendo os alunos sido ciceroneados pelo Coordenador da Casa da Juventude da Póvoa de Varzim, Dr. José Filipe Pinheiro, que incansavelmente nos acompanhou ao longo de toda a visita. A visita de estudo teve como objetivo mostrar aos alunos as principais referências gastronómicas e etnográficas poveiras, desde o mar até ao campo. Foram visitados vários locais, onde nos foram transmitidas histórias e tradições do concelho: Monumento ao Poveiro, Forte de Nossa Senhora da Conceição, Posto de Turismo (Dr.ª Gabriela Azevedo e Teresa Lopes), Confraria dos Sabores Poveiros (Dr. José Azevedo), Monumento à Mulher Poveira, Mural de Azulejos, Monumento ao Cego do Maio, Diana Bar, Rua da Junqueira, Praça do Almada, Monumento a Eça de Queirós, Igreja Matriz, Monte de São Félix, Moinho e Igreja Românica de São Pedro de Rates (Presidente da JF – Dr. Paulo João, Dr.ª Rosário, moleiro Sr. Pedro e Dr. José Flores – Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim). Os alunos puderam ainda provar as famosas “rabanadas poveiras” oferecidas pela Confraria dos Sabores Poveiros. A todos os que nos acompanharam nesta fantástica visita, o nosso Obrigado!

{Curso de Cozinheiro_COZ1 | Disciplina: Organização do Serviço e Confeção de Ementas Básicas de Cozinha | Professoras Carla Fernandes e Teresa Cunha}