À descoberta do Património de Esposende

No dia 5 de junho, os alunos do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural efetuaram uma visita a alguns dos locais mais emblemáticos do património do concelho de Esposende, acompanhados pelo professor João Jaques. O roteiro turístico iniciou-se com a visita aos moinhos de vento e às azenhas copeiras da Abelheira na freguesia das Marinhas. Ainda inserido nos sistemas tradicionais de moagem, o grupo deslocou-se à Capela de Santa Tecla e ao rio Neiva, na freguesia de Antas, para observar uma das muitas azenhas ribeirinhas existente neste rio. Em seguida, a turma dirigiu-se para a freguesia de Palmeira de Faro, para conhecer a capela e o Castro do Senhor dos Desamparados. O itinerário terminou na freguesia de Gemeses, na Barca do Lago, local rico em lendas e património. Ao longo da visita, os alunos puderam conhecer outros lugares e outras histórias do concelho que ainda não tinham sido alvo de visita neste ano letivo, informações que serão importantes, não só para fortalecer uma identidade local enquanto cidadãos, mas também para a realização de futuros trabalhos e projetos enquanto alunos deste curso.

(Texto: João Jaques » Coordenador de Curso)